As mulheres da cultura pop

Há alguns meses o Pedro (Colaborador do Blog e também ilustrador) começou a fazer uma série de ilustrações das mulheres de alguns filmes, que sozinhas conseguem resolver tudo e deixar todos os outros personagens do filme no chinelo. Mas, todas essas figuras têm em comum uma coisa: elas são minoria. Quantos filmes nós vemos onde uma mulher é vista como independente, sem a presença masculina liderando? Isso não significa que todos os filmes precisam de uma mulher como protagonista, mas a figura feminina precisa ser reconhecida como um personagem forte e não só a mocinha da história.

Nós temos vários exemplos de mulheres da cultura pop que conseguem escapar de aliens no espaço, fugir de um grupo de maníacos dirigindo um caminhão no deserto, vingar a sua família de um grupo de mercenários, salvar a princesa de um pai sem escrúpulos ou comandar uma rebelião contra o império.

RIPLEY

Ellen Ripley ♥ A mulher consegue fugir de um alienígena assassino usando apenas uma camiseta e uma calcinha frouxa, mostrando que, para você ser poderosa, não precisa está produzida no salto.

LEIA

Princesa Leia, que, para muitos, ainda é um personagem subutilizada nos filmes de Star Wars. Mas você não pode esquecer que é ela quem mata Jabba the Hut com as correntes que ele usava para prendê-la como escrava.

MALEFICENT

Mesmo que muitos não tenham gostado da adaptação de A Bela Adormecida, feita pela Disney em Live Action, Malévola (Angelina Jolie *-*) merece ser reconhecida pelo esforço de inverter os papeis do mocinho e da vilã.

Console-cor-de-rosa__KILLBILL_FURIOSA

Beatrix Kiddo (também conhecida como Kill Bill) estava prestes a se casar e ser mãe, quando é traída pelo grupo de mercenários que trabalhava,. Mas a Bixa é destruidora mesmo, volta à vida para matar um a um numa vingança merecida.

E por último, a mais nova queridinha, Imperatriz Furiosa, a mulher que é um símbolo pela luta contra a opressão na cultura pop. Mesmo que o filme leve o nome do protagonista, (Mad) Max ficou em segundo plano pela atuação brilhante de Charlize Theron dirigindo um caminhão para salvar a vida de mulheres exploradas por um tirano.

E então curtiu as ilustrações? Você acha que o cinema precisa de mais inspiração em personagens femininas? Comente aqui se ficou faltando mais alguma mulher Girl Power para as ilustraçõese e quem sabe o Pedro não faça uma nova série de desenhos.

Até a próxima! ;*