#IlustradoresDeFortaleza | Conheça Marcelo Bastos

Já fazem miiil anos que eu queria começar a destacar os ilustradores espalhados aqui por Fortaleza, em cada esquina encontramos cada um com uma história, um estilo e dicas diferentes.

Eu decidi criar um nome para essa série de posts, então pensei melhor e criei a hashtag #IlustradoresDeFortaleza, assim será muito mais fácil para vocês encontrarem os posts tanto aqui no blog, quanto no instagram e no facebook! ;)

O primeiro ilustrador não podia ser outro que não o Marcelo Bastos, para quem não sabe, a ilustração do topo aqui do blog foi feita por ele (e eu me apeguei tanto que não me imagino trocando esse topo NUNCA uhashuahusauhss).

BASTOS-01

Eu e o Pedro conhecemos o Marcelo na faculdade e eu até já trabalhei com ele em uma agência de publicidade aqui de Fortaleza, mas a decisão de fazer o topo do blog com ele veio mesmo depois desse desenho que eu encomendei (que vocês podem ver acima). :)

É meio difícil descrever o estilo dele, já o vi fazendo desenhos vetoriais, aquarelados, criação de characters, entre outros. Atualmente ele já tem seu trabalho disponível na ppposters, está dando um curso de ilustração na escola de art digital art&cia (do dia 13/07 a dia 22/07) e já é super reconhecido no mercado.

BASTOS-02

Nessa semana o Pedro fez uma entrevista com o Marcelo, onde ele conta um pouco da sua trajetória na ilustração e dá dicas para quem quer começar! :D

CCDR: Com quantos anos você percebeu que queria trabalhar com ilustração?

BASTOS: Creio que demorou um pouco para isso acontecer. Sempre desenhei, porém o desejo mesmo de trabalhar com isso veio em 2011, tinha uns 20 anos.

CCDR: Como você começou a desenhar, você fez cursos ou aprendeu sozinho?

BASTOS: Sempre fui autodidata em relação a isso, Boa parte do que sei hoje digo que aprendi sozinho. Mas fiz cursos de desenho que me proporcionaram mais amadurecimento no desenho. Sempre vou atrás de tutoriais, gratuitos ou pagos,  artigos, vídeos e revistas para sempre estar amadurecendo e aprendendo. É um caminho difícil e desafiador hehe, as vezes é frustrante, mas a cada conquista e melhoria alcançada a vontade de querer sempre mais só aumenta.

bastos2

CCDR: Qual o estilo de desenho você gosta mais e quais as ferramentas que você usa?

BASTOS: Hoje meu estilo e foco está em games. Algo parecido no que vemos nas artes da Blizzard. Algo entre o cartoon e o realista. Algo estilizado e da minha maneira. Como ferramenta uso o Photoshop na maior parte do tempo pra praticamente tudo. Mas também não largo os meios tradicionais. O velho sketch book, lápis e canetas. É importante não se deixar levar pelas facilidades do control Z.

CCDR: Qual a dica que você daria para quem está começando e quer aprimorar?

BASTOS: É clichê mas é praticar e praticar. haha. E não desista. Se você realmente gosta do que faz, trilhe seu caminho com humildade, troque ideias com outros artistas e, por favor, tenha foco! Eu sei que é muito tentador se inserir nas diversas possibilidades da ilustração e desenho, acho importante toda pessoa passar por isso, mas tenha em mente um objetivo e onde você quer chegar e boa sorte!

bastos3

Para quem ficou interessado no trabalho do Marcelo, vou deixar aqui em baixo o portfólio e as redes sociais dele:

Portfólio | Behance | Facebook

Espero que curtam a série #IlustradoresDeFortaleza, se quiserem indicar algum ilustrador daqui é só usar a hashtag lá no instagram ou no facebook que eu sempre vou olhar! ;)

Até a próxima ;*