#IlustradoresdeFortaleza | Conheça MZ09 (Júlio César)

Vocês provavelmente já viram o trabalho desse ilustrador em alguma rede social ou sites como 9gag por desenhar pessoas desconhecidas com um estilo cartoon cheio de detalhes e bastante colorido, além de ter inspiração em ícones de filmes, vídeo games, séries. Como se não bastasse sair em vários sites, o ator Ashton Kutcher compartilhou no facebook um post com o trabalho do Júlio.

Ele tem um Instagram cheio de desenhos que vão te deixar inspirado para aprender a desenhar também. E falando em inspiração o desenho do Julio César já virou até  tatuagem. 

Por milhares de pessoas quererem ter um desenho delas feito com o estilo do artista, por toda essa visibilidade e pelo talento, o Mz09 é um dos #IlustradoresDeFortaleza que você deve conhecer.

MZ07-1

Mas para vocês conhecerem um pouco mais sobre o Julio Cesar ou Mz09, ele respondeu algumas perguntas para o Console Cor-de-Rosa falando de toda essa repercussão na internet e sobre o seu trabalho de desenhar pessoas e personagens com um estilo tão colorido e cheio de detalhes.

MZ07-2

CCDR: Você explodiu nas redes sociais e saiu em vários jornais além de ter sido tuitado pelo ator Aston kutcher. O que mudou no seu trabalho antes e depois de todos esses eventos?

Mz09: Isso faz exatamente um ano e até hoje saem matérias em sites falando do projeto “portraits” , realmente mudou bastante minha vida, principalmente no número de seguidores e na quantidade de trabalhos. Tudo ficou uma loucura, dormo pouco e ando trabalhando praticamente full time. Não pretendo continuar nesse ritmo, não tenho mais idade e saúde pra isso. (risos)

CCDR: Como foi que você começou a trabalhar como ilustrador e como foi aprendeu todas as suas técnicas de desenho?

Mz09: Sempre copiava desenhos de artistas que gostava, mas não entendia nada de desenho e do mercado de ilustração. No final de 2009 comprei minha primeira mesa digitalizadora, uma wacom bamboo fun, passei uns dois anos tentando me adaptar, experimentei vários estilos diferentes, tive muita influência do estilo manga pois na época estava em alta, mas com o tempo fui deixando meu trabalho mais cartoonizado.

Tendo bastante influências dos artistas da Disney e Pixar, em 2012 larguei a faculdade de publicidade e propaganda para me dedicar somente à ilustração. Comecei estudando em casa mesmo e sempre tendo ajuda de outros amigos ilustradores.

No final de 2013 fiz meu primeiro trabalho como character design para a Nickelodeon e em 2014 passei a ter mais regularidade em trabalhar como freelancer, a Luiza do 2minds me ajudou (e ainda ajuda) bastante nesse inicio de carreira.

MZ07-3

CCDR: Todos os seus desenhos tem um estilo próprio, mas qual foram suas referências e inspirações para conseguir desenvolver esse estilo?

Mz09: Meu estilo de desenho é um mix dos trabalhos da Anna Cattish, Glean Keane, Alessandro Barbucci, Jamie Hewlett e Rayner Alencar.

CCDR: Você atualiza com frequência as redes sociais e teve vários trabalhos seus saindo em sites ao redor do mundo, mas você também foi inspiração para uma tatuagem. Como é ver um desenho seu virando uma tatuagem em alguém?

Mz09: Fico muito tenso e feliz ao menos tempo, tatuagem é pra sempre, não consigo gostar dos meus desenhos nem por uma semana, já fico achando os erros. Qualquer coisa a culpa é do tatuador. Rsrs.

MZ07-6

E aí, curtiu? :D Pois segue o Julio Cesar (MZ09) nas redes socias para acompanhar novidades do trabalho dele:

Instagram | Tumblr | behance

E continue acompanhando o blog para conhecer o trabalho de mais #IlustradoresDeFortaleza.

 E até a próxima :)