Resenha | Além dos Trilhos por Mika Takahashi

Na CCXP de 2015 eu tive o prazer de conhecer ao vivo o trabalho da Mika Takahashi, a princípio eu fui logo comparando os traços dela aos do famoso Studio Ghibli e ela muito educada agradeceu e me contou um pouco de sua história e de como a sua família vinha do Japão! ♥

Eu não exitei em comprar uma de suas primeiras séries de ilustrações, o Ink Stories que justamente reúne parte de suas lembranças de infância, as ilustras foram feitas em nanquim e são muito lindas e fofas!

Além dos Trilhos

No final do ano passado a Mika iniciou um projeto no Catarse chamado Além dos Trilhos que conta a história de um coelhinho que busca a peça que lhe faltava. Ele trabalha como faxineiro em uma estação de trem e faz as mesmas coisas todos os dias. O projeto foi um sucesso e além de ser financiado rapidinho, a capa do quadrinho ganhou um acabamento belíssimo e até mesmo trilha sonora! ♥

O mais interessante do quadrinho é que nele não há nenhuma fala, apenas as ilustras. A princípio eu estranhei mas logo a minha imaginação começou a correr e eu pudia escutar na minha cabeça o apito do trem e o som da vassoura do coelho! :)

As críticas sociais

A história é bem curta então não vou falar muito sobre ela para evitar os spoilers, mas queria deixar registrado aqui que achei impressionante que mesmo sem dizer nenhuma palavra, as críticas sociais são muito claras e bem atuais.

Vivemos numa sociedade onde as pessoas estão cada vez mais sozinhas, insensíveis e não param para ver que a solução de seus problemas muitas vezes podem aparecer naturalmente. Nem sempre a solução mais fácil é a melhor! :)

Vale a pena?

Apesar da história nos deixar com um gostinho de “quero mais” por ser muito pequena (eu “li” o Além dos trilhos em 15min), o traço é bem detalhado e dá gosto de apreciar, o acabamento do livro é de não por nenhum defeito (com aplicações douradas, baixo-relevo e costura), a luva que envolve o quadrinho é super linda também e no meu caso ainda vieram alguns brindes como o sketchbook da Mika e uma ilustra A5.

Sim, valeu muito a pena! E se você quiser comprar, basta acessar o site da Pingado Press que o quadrinho já está na pré-venda: Link aqui ;)

Até a próxima! ;*